top of page
  • Redação Clínica Harten

Agora você também pode consultar um Otorrino na Clínica Harten.

A Dra. Andressa Brunheroto, Otorrinolaringologista, passa a integrar a equipe médica da Clínica Harten em Holambra, São Paulo.

O Otorrinolaringologista é o médico especializado no tratamento de funções e sentidos como olfato, fala, respiração, audição e equilíbrio além de doenças dos seios da face, da laringe, da cabeça e pescoço e alergias. Uma consulta com um especialista pode ser útil em caso de disfunções auditivas, de equilíbrio, distúrbios do sono ou quando há dor de garganta constante ou persistente por exemplo.

A Dra. Andressa também é Especialista em Otoneurologia que é uma área da Otorrinolaringologia voltada especificamente para os distúrbios do equilíbrio. Esses distúrbios podem afetar a qualidade de vida do paciente sendo alguns dos sintomas mais comuns: tontura, vertigem, desequilíbrio, náuseas/vômitos, perda de audição, dor de cabeça e zumbido.

Adultos, crianças e idosos

O otorrino para a criança é de fundamental importância pois atua justamente no atendimento de pacientes com doenças que podem comprometer o desenvolvimento, especialmente as relacionadas à fala e à audição, que precisam de uma intervenção precoce. A obstrução nasal, respiração bucal, o ronco e as pausas na respiração durante o sono, não devem ser considerados normais na criança e podem causar alguns prejuízos, como:

- Postura de boca aberta

- Infecções nas vias aéreas (ouvido, nariz e garganta)

- Alterações no crescimento dos dentes e da face (face alongada e estreita)

- Distúrbios do sono

- Afecções na fala

- Diminuição da taxa de crescimento

- Alteração no desempenho escolar e na concentração

Nos adultos é comum a ocorrência de ronco e apneia do sono, um distúrbio potencialmente grave em que a pessoa para de respirar por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. A apneia está associada ao aumento do risco de hipertensão, derrame, diabetes, insuficiência e arritmia cardíacas, chegando a acometer aproximadamente 30% da população adulta mundial.

Em idosos os tratamentos para perda auditiva, e para alterações de equilíbrio por exemplo são fundamentais, dado que as quedas na terceira idade são responsáveis por cerca de 30% das mortes em pessoas com mais de 65 anos.

Visitas regulares ao especialista também são recomendadas para quem já diagnosticou problemas de natureza otorrinolaringológica.

Diagnóstico

O diagnóstico das doenças otorrinolaringológicas pode ser feito através do histórico do paciente, exame físico e se necessário, exames complementares. Os tratamentos podem ser por meio de medicamentos, reabilitação ou procedimento cirúrgico.

Sobre a Doutora Andressa

- Especialista em Otoneurologia, Fellowship pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) - Título de Especialista em Otorrinolaringologia Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial / Associação Médica Brasileira (ABORL-CCF/AMB) - Especialização Médica em Otorrinolaringologia (Hospital Vera Cruz Campinas)

- Graduação na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt)

76 visualizações

Voltar à pagina inicial do Blog

Fale Conosco! Acesse nossa página de Contato

bottom of page