Nutricionista

diet-concept-with-female-scientist-healthy-food_edited.jpg

Alimentação Saudável

A nutrição é uma área da saúde voltada para as necessidades nutricionais do ser humano. A avaliação do estado nutricional é fundamental para a identificação daqueles pacientes sob risco nutricional.

Numa avaliação nutricional, inicialmente busca-se na história clínica as informações a cerca do diagnóstico e intercorrências clínicas, que podem afetar o estado nutricional do paciente ou serem consequências dele. Em seguida, buscam-se evidências objetivas deste estado nutricional (antropometria, avaliação clínica e dados bioquímicos), além das intervenções terapêuticas com interações nutricionais e, finalmente, a descrição do padrão alimentar ou o tipo de dieta que o paciente está ingerindo.

Sendo a avaliação do estado nutricional a base para se definir a melhor conduta dietética a ser adotada, os componentes essenciais da avaliação podem ser agrupados em:
 

- História dietética,

- Medidas antropométricas,

- Avaliação bioquímica 

- Exame físico nutricional.

Estes quatro componentes permitirão o desenvolvimento de um plano terapêutico nutricional efetivo, apropriado e individualizado. Os dados que compõem a avaliação são monitorados e reavaliados regularmente para permitir o acompanhamento detalhado e particularizado das necessidades nutricionais dos pacientes.

Solicite um horário na nossa 
página de contato.