• Maiana Diniz (Agência Brasil)

Confirmado: vacina da febre amarela é recomendada para Brasil inteiro


Todos os brasileiros sem contraindicação deverão, aos poucos, entrar na campanha de vacinação para evitar que a febre amarela se espalhe ainda mais.

Todos os estados do Brasil agora são área de recomendação para a vacina da febre amarela (Foto: Eduardo Svezia/SAÚDE é Vital)

O Ministério da Saúde ampliou, para todo o território nacional, a recomendação para a vacina contra febre amarela. Antes disso, alguns estados da Região Nordeste e parte do Sul e Sudeste estavam livres dessa medida. Fora que, dos 23 estados dos quais a vacinação já fazia parte da rotina, nove tinham áreas parciais de recomendação – ou seja, alguns municípios estavam fora da estratégia.

O ministro Ricardo Barros explicou que a estratégia de ampliação é uma medida preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção para os brasileiros em geral, caso a área de circulação do vírus aumente. “Esperamos enfrentar o ciclo de febre amarela que ocorrerá no próximo verão com a população totalmente imunizada.”

Barros lembrou que, nos últimos dois anos, o número de mortes pela doença aumentou. Por isso, foi pensada uma estratégia para evitar que o problema se repita em 2019. “Então, propusemos à Organização Mundial da Saúde e à Opas a definição de que todo o território nacional passasse a ser área de vacinação permanente. Tivemos a aprovação e iniciaremos a estratégia para alcançar 90% de cobertura de vacinação contra febre amarela em todos os estados.”

#confirmado #vacina #febreamarela #recomendada #brasil #contraindicação #espalhe #ministériosaude #mortes #OMS #Opas #Sudeste #ho #holambra #harten

10 visualizações

©  2020 por Design2MKT.

Rua Campo de Pouso, 1313-A -  Holambra, SP 13825-000

  • White Facebook Icon
  • Clínica Harten